quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alex garcia, um lutador


Neste sábado, finaliza a Semana Internacional da Surdocegueira, como bem nos alertou o Alex Garcia, especialista graduado em Educação Especial e presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes (Agapasm). Sempre atento aos que sofrem com a perda das cores e dos sons, ele faz da vida um compromisso com a dor alheia, ensinando a todos que é possível viver com limitações, por mais duras que essas sejam. Antes de tudo, sabe ser um lutador como poucos. E sempre foi assim, desde a infância, quando questionava os professores sobre seus direitos na escola, como reza a Constituição que poucos conhecem e acatam. Assim, brigando pelo certo e justo, foi se instruindo, até obter o sonhado diploma em Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria. Sabendo seu rumo, inquieto, Alex ainda fez Especialização. Hoje, é um respeitado nome na área, sempre convidado a dar palestras no Brasil e no exterior.

No seu livro “Surdocegueira – Empírica e científica” (Gráfica A Notícia, 2008), Alex Garcia conta que “as dificuldades que tive na universidade foram muitas e variadas. Mas acredito que o que mais me marcou foi a falta de valorização, consideração e respeito às minhas diferenças por parte de colegas e professores. Claro que muitas dessas dificuldades entendia como naturais, pois eu era o primeiro aluno com deficiência que chegara ao curso de Educação Especial, em toda a história da UFSM”. Pioneirismo, aliás, é uma marca na trajetória do filho mais velho de dona Eloá e seu Enio e irmão de Alan, acadêmico de Educação Especial. Como frisou Alex, essa universidade não estava preparada para recebê-lo. Vencendo obstáculos a cada dia, ele foi assimilando as diferenças, errando muito, acertando algumas vezes, mas sempre em pé, cabeça erguida, dizendo e repetindo a que veio nessa luta renhida que se chama vida.

Portador de uma rara síndrome que inclui a surdocegueira e outras anormalidades, Alex Garcia, no entanto, é dono de uma força de vontade inabalável. Por isso os desafios são com ele mesmo. Os amigos sentem-se bem na sua companhia por ser um animador nato que costuma fazer piadas, numa forma de animar os outros diante de alguns olhares de desdém e de palavras envenenadas pelo preconceito que vez e outra surgem por aí. Mesmo com a soma de duas grandes deficiências, ser cego e surdo, ele sabe tirar grandes lições do seu cotidiano. Sua voz é clara e bonita e conquista as pessoas em grandes espaços. Sabe ser um bom orador no improviso que moldou sua luta com o que tem de mais valioso: o cérebro. O que está na sua cabeça tem sons, cores e movimentos e é lá que ele domina todos os sentidos com independência e desenvoltura, vencendo o silêncio e a escuridão.

É o ato diário de ir além que faz de Alex Garcia alguém especialmente diferente. É o ato de assimilar o mundo ao redor que o distingue dos outros e o faz aproveitar cada momento da vida e suas contingências. Para um surdocego sempre há várias metas que se impõem, como bem sabe Alex, que assimila as perdas com um sorriso um tanto amargo, como os desses heróis que nos ensinam lições de vida que merecem ser recontadas. Aliás, o termo “herói” também se encaixa em Alex, assim de brincadeira, assim de verdade, como quis uma escritora cearense, ao escolhê-lo como protagonista do seu livro para crianças. É esse herói que está a dizer que “não importa o quanto as coisas estão e são difíceis. Desistir seria depor as armas antes da luta. Eu posso perder, mas somente depois de ter tentado”. Essas são palavras de Alex Garcia, um lutador.

A sucessão de dificuldades moldou a personalidade de Alex, que continua a encarar a vida naquilo que há de mais desafiador, que é a conquista da inclusão e a chance de modificar o sistema vigente, visando uma vida mais digna para os deficientes. Ele nunca desiste de ser crítico sob uma ótica construtiva e reflexiva e, por isso mesmo, abraça as mais diversas causas para que todos possam exercer plenamente a sua cidadania. Desde os anos escolares, sua luta é constante, o que torna alentado seu currículo de batalhas ganhas. Alex define-se como um idealista, desses que querem ajudar a mudar o mundo, como contou no seu livro. “Serei sempre aquele que irá lutar contra a injustiça, a exploração, o preconceito. Enfim, onde houver um problema, eu poderei estar presente, defendendo a liberdade, a igualdade e a dignidade, sempre com esperança”. Assim falaria um herói. Assim fala Alex Garcia, um lutador que renova sua esperança em cada amanhecer.

4 comentários:

  1. Tudo isso, e muito mais, é o nosso grande herói Alex. Tenho a honra de te-lo na galeria do meu coraçao como grande amigo. Tive oportunidade de conviver com ele e sua linda família, e que a sua benevolência se estende a todos, indistintamente; cada qual que interage com ele é especial para o Alex.Sei que é impossível destacar todas as suas qualidades, por isso, cada homenagem é mais do que justa, pois cada pessoa, cada família e instituiçao que ele ajuda, traz consigo grande teor de gratidão e bençãos a ele.
    Um grande abraço
    Cristina Maria Brumatti Bertotto

    ResponderExcluir
  2. Tenho a honra de tê-lo como meu amigo e de poder compartilhar de suas lutas e vitórias.

    Alex, às vezes assusta as pessoas com suas posições e comentários certeiros que sempre tem como objetivo o crescimento e o respeito que toda pessoa com deficiencia merece ter.

    Toda homenagem que esse rapaz recebe, é mais do que merecida e justa.

    Parabéns sempre, querido amigo Alex!

    Um super e carinhoso beijo, Lúcia Helena.

    ResponderExcluir
  3. AMIGO ALVIN UN GUSTO VER TU PÁGINA Y MÁS QUE HAYAS ESCOGIDO LA FOTO DONDE ESTAMOS ALEX, TÚ Y YO, TE AGRADEZCO EL DETALLE.
    MUCHAS FELICIDADES POR TU BLOG, ESPERO SEA EL INICIO DE MUCHOS ÉXITOS FUTUROS.
    UN ABRAZO DESDE COLIMA, MÉXICO
    ADRIANA LARA

    ResponderExcluir